sexta-feira, 25 de maio de 2012

ÚLTIMA SEMANA PARA AJUDAR YVONNE VENEGAS A PUBLICAR ‘INÉDITO'

Yvonne Venegas herdou de seu pai a paixão pela fotografia, mas a fama deve-se involuntariamente a sua irmã gêmea Julieta, a popular cantora mexicana com quem costumam confundi-la.
Justamente pela sua visão tão particular do sucesso e o que representa ser uma celebridade, oposta ao glamour que mostram as mídias de comunicação, Yvonne se motivou a aceitar a proposta da Fundação Televisa para realizar um livro fotográfico do RBD, grupo mexicano de música pop que surgiu na novela “Rebelde” e logo se tornou em um fenômeno mundial no final da década passada.
Durante sete meses, Yvone acompanhou Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann e Christian Chávez pelo México e Estados Unidos para documentar com imagens o lado humano do famoso sexteto, vendedor de milhões de discos ao redor do mundo.
“Quando Mauricio Mallén, diretor artístico da Fundação Televisa, me convidou em 2007 para participar do projeto, não duvidei. Aceitei porque me introduziria em um novo espaço, conviveria com um grupo de pessoas que não estava habituada e conheceria o que havia por trás de um grupo que se converteu em um fenômeno na história do mundo pop de língua espanhola”
Explicou Yvonne Venegas na quarta-feira a The Associated Press, em uma entrevista realizada na Cidade do México. O resultado ficou registrado em “Inédito“, uma publicação na qual pode se apreciar a estas “estrellas pop” num aspecto muito diferente: distantes das câmeras e os holofotes, solitários, sem maquiagem, sem poses, com defeitos e virtudes como qualquer pessoa.
Uns pensam que se é um livro do RBD então é a versão oficial da televisão, mas curiosamente se trato do lado contrário. Yvonne tem uma visão mais focada no documentário e não a estética televisiva“, explicou Julieta Venegas.
Sempre quis mostrar em meu trabalho um lado distinto, o da fragilidade humana. Neste caso, RBD é um grupo de atores e cantores da Televisa, pessoas que estamos acostumados em ver de outra forma, convivendo com a fama e o glamour. Busco momentos distintos, algo que vai do erro ao acerto“, agregou Yvonne.
Um dos aspectos que mais chamaram a atenção da fotografa foi a comitiva de admiradores e a fidelidade que tinham pelos seus ídolos juvenis.
Nunca imaginei até onde chegaria a admiração das pessoas por estas estrelas televisivas e a figura inspirativa que vinha deles“, disse a fotografa.
Os fãs se prendiam nesta identidade dos personagens da novela (“Rebelde”), jovens de uma escola de classe alta na Cidade do México, com uma fisionomia bem diferente. Esses contrastes expus no livro, me pareceu importante para explicar o fenômeno do RBD“, detalhou.
Uma vez findado o projeto, a fotografa apresentou o resultado a Fundação Televisa, mas não conseguiu o interesse esperado.
No começo houve agitação e era planejado lançar o livro no mesmo ano (2007). As coisas se complicaram pouco a pouco, especialmente a questão do dinheiro para publicar“, revelou.
Yvonne Venegas se entusiasmou tanto pela ideia de ver seu trabalho publicado que buscou um meio alternativo para fazê-lo e o encontrou na plataforma Kickstarter.com, um site especializado no qual os criadores mantém 100% da propriedade e controle de sua obra.
Em troca de uma doação, que vai de um dólar até a quantidade que o usuário quer contribuir mediante um cartão de crédito, é oferecido produtos e experiências únicas como recompensas para quem se une ao projeto.
Venegas inscreveu “Inédito” no site e espera reunir 25 mil dólares antes do dia 31 de maio para publicar “Inédito” com a casa editorial RM.
:: Fonte: El Mañana
:: Tradução: RBDForever

0 comentários:

Postar um comentário




Advertise Here Advertise Here